Mulheres Reais

Por que os concursos de miss plus size geram polêmica vazia?

Posted on: 27 de agosto de 2012

Todo vencedor é alvo de desconfiança. Ou seria de inveja disfarçada? Em setembro de 2011, quando a angolana Leila Lopes foi eleita Miss Universo, na cerimônia realizada em São Paulo, várias candidatas derrotadas levantaram dúvidas sobre a legitimidade da eleição. Uma delas chegou a insinuar que a africana só ganhara o título pois o concurso estava sendo realizado no Brasil, país miscigenado com numerosa população negra.

 

Os concursos de miss plus size também suscitam polêmicas relacionadas ao mérito das campeãs. Geralmente a vencedora não é suficientemente “plus size” na visão das concorrentes e de parte do público. Algo importante precisa ficar claro: o objetivo dos concursos não é eleger a mais gorda, e sim a mais carismática, a de maior atitude positiva, a melhor representante da autoestima feminina. A maioria dos jurados não leva em consideração o peso das candidatas, e sim características realmente relevantes como beleza, simpatia e expressividade.

 

A intenção do concurso Miss Plus Size Mulheres Reais, cuja segunda edição irá acontecer dia 6 de outubro, em São Paulo, é estimular a mulher comum a (re)descobrir a própria essência e sentir-se bela, elegante e sensual mesmo vestindo 44, 46, 48, 50, 52 ou acima disso — ou seja, fora do “padrão” imposto pela indústria da moda convencional. As candidatas não precisarão subir numa balança para “provar” que são plus size, ou que pesam X ou Y. Não se trata, definitivamente, de uma competição de obesidade mórbida. E sim de um evento para dar visibilidade às mulheres verdadeiras, com corpos reais e belezas individuais.

 

Os concursos devem ser encarados como um evento de entretenimento, e não como se fossem uma avaliação definitiva de caráter, honestidade ou nível de superioridade entre as candidatas. A vida é feita de vitórias e derrotas. Vencer uma competição assim realmente proporciona várias alegrias, mas não vai mudar a vida da campeã. No dia seguinte, a rotina segue igualmente para todas. E a derrota, ainda que momentaneamente amarga, não deve ganhar tanta importância assim. É apenas um concurso. O valor real de uma pessoa (no caso, de uma mulher plus size) jamais será medido em notas de jurados. Há outra questão: o fair play, o espírito esportivo. Afinal, se não sabe brincar, não desça para o play.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

EM ABRIL

VEM AÍ

Conheça BUZUZU, novo blog sobre celebridades e bastidores da TV

Clique na imagem para acessar o blog BUZUZU

TV MULHERES REAIS

Vídeos de desfiles, matérias em TV, clipes com modelos plus size e muito mais

PLUS SIZE MAIS CHIQUE 2013

Vanessa Pichinin, vencedora do Concurso Plus Size Mais Chique 2013, realizado em maio, no Hotel Tryp Higienópolis, em São Paulo

MISS PLUS SIZE MULHERES REAIS 2013: AMÁLI FERNANDES

MISS PLUS SIZE SÊNIOR 2013: ADRIANA CHICARONI

MISS PLUS SIZE MULHERES REAIS 2012: CARLA MANSO

MISS PLUS SIZE SÊNIOR 2012: MÁRCIA DE SOUSA

NOSSA EQUIPE

STARS

A equipe do desfile Mulheres Reais agradece a todas as modelos participantes do evento. Vocês deram um show de profissionalismo, carisma, elegância e sensualidade

DIVAS PLUS SIZE

Rita Hayworth By Catarina Park

Marilyn Monroe By Catarina Park

Grace Kelly www.catarinapark.com.br

Vivien Leigh - Catarina Park

Ava Gardner www.catarinapark.com.br

RETROSPECTIVA: O CALENDÁRIO MAIS BONITO DE 2010

O Calendário-pôster com modelos plus size interpretando pin ups mostrou que a sensualidade independe do peso. Acima, foto inéditas do ensaio e dos bastidores. Na ocasião, a atriz Priscila Marinho gravou matéria exibida no Fantástico em novembro de 2009.

BELEZA EM TODAS AS MEDIDAS

GUIA DE ESTILO PLUS SIZE

agosto 2012
S T Q Q S S D
« jul   set »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Arquivos

%d blogueiros gostam disto: