Roupas e lingeries terão nova numeração para facilitar a vida da consumidora
Posted 3 de janeiro de 2011
on:Reprodução do texto do caderno Mercado da Folha de S. Paulo:
O setor de vestuário deve iniciar em fevereiro as reuniões para definir as novas normas de medidas para as roupas femininas. A expectativa da Abravest (Associação Brasileira do Vestuário) é que no final do primeiro semestre sejam definidos os padrões. “Vai haver uma revolução no setor. Eu chamaria de uma revolução industrial”, diz Roberto Chadad, presidente da Abravest.
O padrão de numeração que conhecemos hoje nas etiquetas das roupas deixará de existir e dará lugar às medidas do corpo. Nas etiquetas das calcinhas, por exemplo, deverão constar as medidas, em centímetros, da cintura e do quadril. Em um vestido, haverá medidas de busto, cintura, quadril e estatura. “As compras serão feitas com exatidão. Vai acabar a dúvida se naquela confecção a pessoa usa tamanho M ou G. As compras pela internet ficarão mais fáceis”, diz Maria Adelina Pereira, do Comitê Brasileiro de Normalização de Têxteis e Vestuário. “Vão diminuir em 70% as trocas já no segundo ano da norma”, diz Chadad.
Outra mudança é a que separa a parte de cima de uma peça da parte de baixo, como nos conjuntos de blazer e calça e nos biquínis. Uma mulher com busto pequeno e quadril largo não será mais obrigada a comprar uma peça que terá de fazer ajuste, segundo Chadad. Após a etapa de reuniões, o projeto será enviado para consulta pública. Após 60 dias de análise, a ABNT emite as normas.</strong>
Deixe um comentário