Mulheres Reais

Dietas delivery funcionam? Uma repórter fez o teste e esclarece!

Posted on: 1 de julho de 2010

A repórter Luiza Fecarotta, da Folha de S. Paulo, é especializada em gastronomia. Um emprego invejado por milhões de pessoas que adoram comer. Por três semanas, a jornalista seguiu uma alimentação baseada em comidas congeladas entregues em domicílio, a chamada dieta delivery. A experiência resultou na matéria de capa do caderno Ilustrada, na edição desta quinta-feira. O título não poderia ser mais objetivo: Diário de um Gordo. Essas dietas prontas, que qualquer pessoa pede por telefone, tornaram-se muito populares, apesar dos preços altos. Porém há quem questione sua funcionalidade. Será que é possível emagrecer de maneira saudável com comida congelada?  

Confira o diário da repórter:

 

Boca fechada

 

Na primeira dieta, repórter perde 1 kg ; na segunda, 1,3 kg; na terceira, a mais adequada para o dia a dia, com consulta à nutricionista, ganha 200 g

Fotos Letícia Moreira/Folhapress

 

Não tinha como ser diferente. Mamãe repete as receitas de vovó, postas altas de hadoque com batatas ao creme, e guarda guloseimas no armário da sala. Papai, quando se separou, cozinhava para mim e minha irmã quando íamos dormir em sua casa e fazia dessa “burocracia” uma atração. Deixava a máscara de mergulho na gaveta da cozinha e a colocava no rosto para cortar cebolas e não lacrimejar. Por isso dietas eternas. Ao telefonar para a Keep Light, o atendimento foi atencioso, mas ninguém me perguntou quanto eu pesava, quanto queria emagrecer e se tinha algum problema de saúde. Depois passou a birra. Os kits foram entregues pontualmente, em delicadas embalagens, com menus completos separados por dia. Cada receita (em porções minúsculas, que chegaram a assustar) vinha com etiquetas que detalhavam ingredientes e calorias. O que mais me torturou foi deixar de lado meu café com leite deliciosamente vaporizado, para tomar cappuccino diet em pó. Em pó. Não vou mentir. Senti fome. Todo santo dia. Ainda assim, não ataquei a geladeira. Cometi apenas um deslize. Um gole de Jerez. Combinei com uma amiga, que nunca economiza em restaurantes, de ir a uma peça e depois jantar. Mas a fiz comer em casa. Levei marmita e tudo -um medalhão de filé ao molho de vinho, que não decepcionou. Talheres cruzados e ela pegou uma tacinha de cristal, que era de sua avó, de Jerez. Tomou um gole, outro. E lá pelas tantas… pequei. Foi apenas um gole de Jerez. Só. Não precisou de mais. Os pratos eram gostosos e variados: risoto de lentilha-vermelha temperado com noz-moscada e canela, ravióli de abóbora ao funghi, “bobó de frango” com toque de leite de coco. Trufas, torta de limão, brigadeiro na ceia. E perdi um quilo. Em cinco dias.

SEGUNDA SEMANA
A Substância repetiu a falha ao telefone. A atendente não fez nenhuma pergunta. Somente indicou a dieta de 800 calorias, “que é a melhor para mulheres”. Ganha pontos na entrega. Tem folhetos caprichados, dicas, tabela de calorias de frutas, que complementam o menu ao lado de salada. Os kits também são embalados por dia, com menus completos, do amanhecer ao anoitecer. Não é preciso se preocupar com nada além das verduras e frutas. As porções são maiores e menos assustadoras. De resto, porém, ficou atrás. Perde em praticidade. Na dieta líquida (sugerida para desintoxicar) é preciso liquidificar alguns itens. Mas dá pra sair por aí com o eletrodoméstico embaixo do braço? No entanto, o creme de cogumelos e o bisque de camarão são saborosos em relação aos demais pratos, que, com exaustivos sabores de dieta, deixaram a desejar. Chá todo café da manhã. Carboidrato todo jantar -quiche de queijo (murcha), crepe, taglierini, fettuccine, empadas. Não foi uma semana de muitas alegrias. Pelo contrário. Boca fechada no próprio aniversário. O dia quase findo, pequei. Resisti a dois parabéns com bolo. Um caseiro, um de chocolate com damasco e, no terceiro, caí na tentação -uma fatia de torta waffle de chocolate.

TERCEIRA SEMANA
Quando fui encomendar os pratos na Equilibrium, pedi um menu completo, que facilitasse a minha vida. Me recomendaram uma consulta na nutricionista. Fui. Geladeira cheia. Frutas, iogurtes, tomate-cereja, cenoura, erva-doce e pepino cortados em palitinhos para mergulhar na flor-de-sal e dar certo charme a esses tempos de vacas magras. Você acorda, come, faz ginástica, come, não faz, também come. Almoça, passa um tempo, come. Antes do jantar, come. Janta. Depois do jantar, também come. Com o cardápio personalizado, em que se pode mesclar itens do mercado e congelados da marca (que oferece somente almoço e jantar) ao gosto do freguês, engordei 200 g. Ainda assim, pós-graduada nas dietas, sei que a longo prazo é a opção mais saudável e mais real. No balanço, aprendi coisas importantes. Regimes rígidos fazem você perder os amigos. “Vamos almoçar?” “Não posso, trouxe marmita.” “Vamos jantar?” “Não posso, tem a marmita.” Aprendi mais. Nesses tempos de economia de calorias, jamais saia de casa sem um bom azeite de oliva extravirgem. São essas pequenas coisas que dão uma alegria na gente diante dos verdes sem-fim. É assim. Pequenos prazeres. E uns quilinhos a menos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

EM ABRIL

VEM AÍ

Conheça BUZUZU, novo blog sobre celebridades e bastidores da TV

Clique na imagem para acessar o blog BUZUZU

TV MULHERES REAIS

Vídeos de desfiles, matérias em TV, clipes com modelos plus size e muito mais

PLUS SIZE MAIS CHIQUE 2013

Vanessa Pichinin, vencedora do Concurso Plus Size Mais Chique 2013, realizado em maio, no Hotel Tryp Higienópolis, em São Paulo

MISS PLUS SIZE MULHERES REAIS 2013: AMÁLI FERNANDES

MISS PLUS SIZE SÊNIOR 2013: ADRIANA CHICARONI

MISS PLUS SIZE MULHERES REAIS 2012: CARLA MANSO

MISS PLUS SIZE SÊNIOR 2012: MÁRCIA DE SOUSA

NOSSA EQUIPE

STARS

A equipe do desfile Mulheres Reais agradece a todas as modelos participantes do evento. Vocês deram um show de profissionalismo, carisma, elegância e sensualidade

DIVAS PLUS SIZE

Rita Hayworth By Catarina Park

Marilyn Monroe By Catarina Park

Grace Kelly www.catarinapark.com.br

Vivien Leigh - Catarina Park

Ava Gardner www.catarinapark.com.br

RETROSPECTIVA: O CALENDÁRIO MAIS BONITO DE 2010

O Calendário-pôster com modelos plus size interpretando pin ups mostrou que a sensualidade independe do peso. Acima, foto inéditas do ensaio e dos bastidores. Na ocasião, a atriz Priscila Marinho gravou matéria exibida no Fantástico em novembro de 2009.

BELEZA EM TODAS AS MEDIDAS

GUIA DE ESTILO PLUS SIZE

julho 2010
S T Q Q S S D
« jun   ago »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Arquivos

%d blogueiros gostam disto: